Tradutor

0 Cresce no Brasil


O Banco Central divulgou hoje o Adendo estatístico - 2011, contendo a atualização das estatísticas apresentadas no "Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil".
Publicado anualmente, desde 2005, pelo Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), o relatório acompanha a evolução dos pagamentos de varejo no Brasil, com foco nos instrumentos utilizados (cartão de pagamento, cheque, transferência de crédito e débito direto) e nos canais de atendimento das instituições provedoras (agências convencionais, terminais de auto-atendimento, correspondentes bancários, internet banking, mobile banking e terminais POS).
O Banco Central, atuando como catalisador, também destaca procedimentos e condutas que precisam ser revistos pelas instituições do mercado, com vistas a melhorar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo.
Em 2011, o uso do cheque caiu cerca de 5% em relação ao ano anterior, ao passo que a utilização dos instrumentos de pagamento eletrônicos aumentou em 14%, com forte influência das transações com cartões de crédito e de débito, que cresceram 16,8%. Desse modo, continua em marcha a substituição dos cheques de baixo valor pelos instrumentos eletrônicos, principalmente os cartões de pagamento.
Quanto ao uso dos canais de atendimento, em 2011, 63% das transações bancárias foram efetuadas por meio dos canais eletrônicos (internet banking – 36%; ATM – 26% e celulares e PDAs – 0,6%), uma pequena variação na comparação com os 62% observados em 2010.

Fonte:BCB

ERJ Informática -
 

єяנ iɳƒσямáтiċα Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates