Tradutor

0 ENEM

ENEM 2013


As inscrições foram abertas no dia 13 de maio e serão encerradas no dia 27 de maio.
E estamos aqui para dar informações e dicas para aqueles que vão fazer o enem esse ano.

1° Fique atento as mudanças: O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira, importantes mudanças na correção do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ser realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Como prometido já em março. Quando foram divulgadas redações com trechos de receita de macarrão instantâneo e hino do palmeiras, candidatos que tentarem debochar da banca examinadora receberão zero. Outra alteração significativa é a redução da discrepância máxima tolerada para as notas dadas pelos corretores. Quando a diferença entre duas avaliações passar de 100 pontos, a redação será analisada por um terceiro especialista. A tolerância até o ano passado era de 200 pontos. Para Rogério Chociay, professor aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), as mudanças são bem-vindas, ainda que tardias.

2° "A prova de redação não é uma prova de conhecimentos gerais, em que se pode considerar apenas uma questão – no caso, um trecho ou parágrafo – e ignorar o resto. A dissertação é um todo completo e deve se fechar em um significado global", afirma Chociay. "No momento em que um aluno coloca uma receita de macarrão no texto ele quebra completamente sua estrutura, tornando-o uma colcha de retalhos. Esse tipo de redação nunca deveria ter sido aceito pela banca", diz. Até a última edição, o zero só era atribuído em casos muito específicos: se o participante fugisse completamente do tema proposto, desrespeitasse os direitos humanos ou entregasse a folha em branco, com desenhos, impropérios ou menos de sete linhas de texto. Por essa razão, os candidatos do macarrão e do hino conseguiram marcar, respectivamente, 560 e 500 pontos cada, de um total de 1.000. O tema da redação, vale lembrar, não tinha nada a ver com futebol e nem com culinária.

               A correção das redações será mais rígida. A expectativa é que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor, antes o índice era aproximadamente 21%. Isso ocorrerá quando houver uma discrepância de mais de 100 pontos entre as notas dos dois primeiros corretores. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhada a um terceiro avaliador.  
O edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados. Eles poderão ser dispensados inclusive durante a correção.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório. Apesar do maior rigor, sobre as questões gramaticais, Mercadante diz que caberá à banca considerar o erro uma exceção ou não. "A regra é clara, mas a interpretação do juiz nem sempre é um consenso. Tem um grau que compete à banca, não tem como prever o grau que será aceito ou não. O que podemos dizer é que será mais rigoroso", diz.
Ele explicou também que tanto para a nota máxima na redação, que é mil, quanto para erros gramaticais considerados exceção será preciso uma justificativa dos avaliadores.
Outra novidade é que será divulgado no cartão de inscrição um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial (gestantes, pessoas com deficiência) serão orientados. Essa edição trará também dois modelos de prova com letra maior - uma com fonte tamanho 18 e outra 24.
Os candidatos com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Antes, eram isentos apenas aqueles com renda de até um salário mínimo per capita. Os estudantes de escolas públicas continuam sem ter de pagar pela inscrição.
Mercadante desmente a intenção de cobrar a taxa daqueles que faltarem à prova, mas ressalta que o gasto é calculado pelo número de inscrições. "Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante". No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.
As inscrições começam na próxima segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio. Os candidatos podem pagar a taxa de inscrição até o dia 29 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília). Com informações da Agência Brasil.

E no tudo, estudem, estaremos em breve colocando provas anteriores para download aqui no blog. E caso prefira comprar apostilas, nós tambem estaremos fornecendo material para estudo do ENEM. O nosso material do estudo não é nada ilegal e sim montado baseado em provas anteriores por uma equipe profissional.


Se você ainda não se inscreveu no ENEM não perca tempo, pois você tem até segunda-feira (27.05) para realizar a sua inscrição no site http://enem.inep.gov.br/


ERJ Informática -
 

єяנ iɳƒσямáтiċα Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates